Empreendedores Individuais garantem 100 Kg de alimentos para abrigo em Itabuna
No decorrer do ano o eletricista Nivaldo Soares Cerqueira, de Itabuna, buscou aprender a controlar o próprio dinheiro. Já o pintor e pedreiro Evilásio Assunção de Araújo, de Ilhéus, decidiu planejar melhor o tempo para tirar maior proveito do seu trabalho. Nivaldo e Evilásio fazem parte dos cerca de 1 mil Empreendedores Individuais do sul da Bahia que participaram, em 2012, das Oficinas SEI (Sebrae Empreendedor Individual). A Unidade Regional do Sebrae em Ilhéus atende a 29 municípios sulbaianos e, de janeiro a dezembro deste ano, realizou 47 encontros nas principais cidades da região, tendo como temas centrais “SEI Empreender”, “SEI Planejar”, “SEI Controlar meu dinheiro” e “SEI Vender”.
O programa de capacitação é voltado para o Empreendedor Individual e tem como base seis soluções educacionais que tratam de temas básicos para gestão e fortalecimento dos negócios. Mas, em dezembro, o Ponto de Atendimento (PA) de Itabuna resolveu ir além da proposta do programa e decidiu estimular o espírito de solidariedade entre os participantes. Cerca de 100 quilos de alimentos não perecíveis foram arrecadados entre 75 inscritos nas quatro últimas oficinas realizadas pelo PA. Todo o alimento foi doado ao Abrigo São Francisco de Assis.
A entidade – uma das mais respeitadas de Itabuna – atende a 75 idosos da região e passa por dificuldades financeiras. “Será bem melhor o negócio e para a cidade se o empreendedor puder ter consciência de sua importância na sociedade em que vive”, explicou a gestora do PA, Andréa Muniz. “Foi um prazer participar”, completou a manicure Tereza Oliveira, uma das inscritas nas oficinas. Com a doação, está garantida a alimentação dos idosos até o final do ano, calculam os dirigentes do abrigo.
Na área de atuação da Unidade Regional do Sebrae em Ilhéus já estão formalizados cerca de 6 mil Empreendedores Individuais e tem crescido substancialmente o número de participantes nas oficinas. De acordo com Andréa Muniz, como a metodologia do curso prevê um aprendizado rápido e prático, o empreendedor está bastante motivado para conhecer e aplicar as soluções técnicas que vão colaborar para o sucesso de seu negócio. “O amadurecimento dos empreendedores é grande e a confiança no Sebrae tem sido um diferencial para que tenhamos as nossas oficinas completamente cheias”, comemorou.